Início > futebol > Sporting – Benfica: As claques

Sporting – Benfica: As claques

Tive alguma curiosidade em ver a chegada das claques do Benfica ao estádio, uma vez que aparato policial era grande.

Tratados como gente importante, com direito a escolta desde o Estádio da Luz e com um cordão policial à chegada do estádio.
Ninguém se podia aproximar dos meninos.

O futebol é para ver visto por gente normal, que faz do futebol uma festa e não se aproveita do futebol para outro tipo de manifestações (se calhar esta ideia é totalmente descabida, sei lá…).

A maioria das claques são constituídas por marginais, que fazem da violência e do pequeno crime um modo de vida (sempre que há uma rusga policial às suas instalações é encontrado um belo inventário de produtos) e aproveitam o futebol para dar largas à sua imaginação. E há muita gente a ganhar com isto: Os dirigentes dos clubes que têm gente disponível para os proteger e exercer pressão, as empresas de segurança, a policia, as seguradoras, a federação e liga com as multas que aplicam, as empresas que vendem cadeiras para os estádios ou bolas de golfe, etc.

Quando há multas elas são pagas por toda a claque e, muitas vezes, directamente pelos clubes. Aos meninos não acontece rigorosamente nada, tirando levar umas bastonadas, como se viu ontem (e que a estas horas devem estar satisfeitos porque alguns policias ficaram feridos).

Solução?

Ligar as câmaras de vídeo que existem nos principais estádios, acabar com as multas e punir directamente os adeptos ou responsáveis pelas claques que causarem problemas. Devem ser condenados a comparecer durante 2 a 3 anos numa esquadra da polícia sempre que o seu clube jogar e assistir, por exemplo, ao Canal Panda ou SIC Mulher durante o jogo.

Como adepto sinto muito pouca vontade em ir a um estádio quando sei que tenho conviver ou cruzar-me com este tipo de animais e como eu serão mais uns milhares.

 

 

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: