Início > lei do tabaco > Adeus fumaça!

Adeus fumaça!

Com a chegada do novo ano, Portugal entra na lista dos países onde fumar em espaços fechados é proibido.

Como é hábito na “west coast of Europe”, a nova lei entra em vigor e já existem dúvidas sobre a sua aplicação. Certamente a nova lei foi feita num espaço cheio de fumadores, o que impediu o legislador de ver com total clareza quais os pontos menos claros da lei.

Cumprindo o que, também, começa a ser uma tradição, a nova lei entra em vigor e entra-se numa paranóia colectiva, como se o futuro do país tivesse dependente do que foi decretado e como se todos os problemas fossem resolvidos com base no que é publicado do Diário da República.

Não se costuma dizer que somos dos países da Europa, quiçá do mundo, com as leis mais avançadas em muitos domínios? Um luxo retórico, num país de pobre execução.

É óbvio que a nova lei está correcta, ao impedir que se fume na maioria dos espaços fechados. Quem não fuma não tem de ser incomodado e prejudicado com o fumo alheio, ainda mais quando se sabe que a grande maioria dos fumadores fica cego e surdo quando é hora de fumar. O cigarro torna-se o centro do mundo e tudo à volta não interessa.

Apesar desta nova lei ser uma evolução positiva no ar que se respira em espaços fechados, o maior problema que existe é o ar que se respira em espaços públicos, com a poluição atmosférica causada em grande parte pelos transportes rodoviários.

O que é feito para ultrapassar isso? Quase nada. É bem mais difícil porque afecta fumadores e não fumadores, prejudica alguns interesses privados e tem em vista o interesse colectivo (que pouco ou nada se manifesta) e não o interesse individual (que não ia gostar nada).

É bem mais fácil e instantâneo apontar o dedo a um fumador do que olhar para o espelho e questionarmo-nos porque razão não faz pressão para reduzir a poluição automóvel.

  1. Ainda sem comentários.
  1. 08/01/2008 às 13:06

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: