Início > lisboa, metropolitano, Mobilidade, transportes públicos > Metro chega a bom terreiro

Metro chega a bom terreiro

O túnel do metro no Terreiro do Paço foi, finalmente, concluído, com muitos milhões de gastos que não estavam previstos e muitos meses depois do que tinha sido inicialmente estipulado.

Como é óbvio, é natural existirem alguns imprevistos em obras desta natureza, mas, neste projecto, tiveram um peso preponderante.

Um dos edifícios do Terreiro do Paço abateu um pouco por causa das mexidas nos terrenos e teve que ser evacuado e a sua utilização abandonada; o túnel principal meteu água e fez-se outro dentro do inicial.

Houve incúria? De quem foi a responsabilidade pelo sucedido? Muitos ministros, dirigentes e técnicos depois, a obra é inaugurada e, mais uma vez, a culpa vai morrer solteira.

Não se vai saber publicamente porque razão as coisas correram mal, de quem é a responsabilidade e se houve ou não procedimentos graves que resultaram no que se sabe. Os contribuintes mereciam esse respeito, mas mais depressa é penhorada a casa de um comerciante que não pagou 500 euros de um imposto qualquer, do que entram inspectores oficiais nas empresas que fizeram os projectos e construíram as obras de milhões de euros.

O resultado final é uma obra importante para a cidade de Lisboa e uns milhões extras deitados ao Tejo, que por ter as águas bem turvas não dá para ver onde foram parar.

Uma obra que poderá pôr em causa a estabilidade dos edifícios do Terreiro do Paço, uma vez que o mesmo está assente sobre as famosas estacas, que agora convivem com toneladas de betão armado. Os técnicos dizem que não há perigo, mas também não havia perigo do edifício abater ou de o túnel meter água.

Problemas à parte, para os milhares de portugueses que chegam todos os dias a Santa Apolónia e da Margem Sul esta é uma obra que vai diminuir, um pouco, o tormento diário que é chegar ao emprego. Uma boa prenda de Natal.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: