Início > endividamento, lei das rendas > A nossa dívida

A nossa dívida

O Ministro das Finanças afirmou há poucos dias que o nível de endividamento dos portugueses estava a atingir o limite do sustentável, e que era necessário travar esse crescimento. Apresentou dados que confirmam que uma grande parte desse endividamento é feito para aquisição de habitação.

La Palice não diria melhor.

O problema é que La Palice não poderá fazer nada para resolver o problema, enquanto o Ministro das Finanças pode e deve. Se calhar o senhor ministro ainda não reparou ou pensou que os portugueses contraem um empréstimo junto da banca para comprar casa, não porque sejam masoquistas (pelo menos, neste aspecto), mas porque não existe qualquer alternativa. O mercado de arrendamento continua a não funcionar, apesar do governo ter mudado a lei há pouco (a nova lei veio substituir uma lei antiga que não funcionava…).

Se a lei das rendas funcionasse poucos comprariam casa, existiria uma maior mobilidade, o mercado de reconstrução e reabilitação das zonas antigas das vilas e cidades seria uma realidade e o nível de endividamento dos portugueses deixaria de ser uma dor de cabeça para todos.

Mas a verdade é que a lei das rendas interessa a muito poucos. Às autarquias, que deixaram de receber tantas taxas pelas novas construções, aos bancos, que deixaram de ter tantos lucros, aos construtores civis, ao Estado, e a mais uns quantos que vivem à conta desta situação.

Num país onde as pessoas não têm um grande poder de compra, somos suficientemente ricos para comprar uma casa, que nos deixa presos a uma despesa e uma entidade – bancos – que à mais pequena falha trata-nos como se fossemos criminosos.

O emaranhado de interesses é tão grande que o novelo (e novela) da lei das rendas nunca mais se desembaraça.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: