Início > Mobilidade > A (falta) de mobilidade

A (falta) de mobilidade

Esta semana celebra-se a “Semana da Mobilidade”.

Olhando para a programação proposta em algumas vilas e cidades do país não se pode ficar indiferente. São totalmente ridículas, folclóricas e quase uma ofensa a quem sofre todos os dias nos transportes públicos ou que tem de viajar de carro porque não tem alternativa.


Tenho a experiência de 7 anos de transportes públicos e, por isso, estou à vontade para falar do tema.

Um dos grandes problemas dos transportes públicos é que a maioria dos decisores e planeadores nunca os experimentou ou porque tem carro com motorista ou porque quem é especialista na matéria durante todo o curso académico também não foi obrigado a, pelo menos, experimentar os ditos.


Por isso, fazem-se novas urbanizações sem pensar nos transportes públicos e nos jardins-de-infância e escolas, constroem-se “interfaces” sem estacionamento adequado ou sem abrigos para as intempéries. Por outro lado, nos transportes públicos somos forçados a ter o mesmo espaço que as sardinhas em lata (situação muito agradável quando chove ou faz muito calor) e a pagar quase tanto quanto paga quem usa transporte particular.


Quem usa a “linha de Sintra”, por exemplo, sabe que é quase impossível estacionar um carro perto das principais estações, que os comboios andam quase sempre lotados, que a segurança é tudo menos isso. Ao lado, milhares de pessoas desesperam no IC19 trancados dentro das suas viaturas. Porque razão não se consegue resolver o problema?


Perante a realidade existente (falta de alternativas ou alternativas de baixa qualidade), é natural que as grandes cidades vivam atoladas com carros, que todos percamos horas e a paciência em bichas e que os políticos locais e nacional decidam mal e sobre o que nunca sentiram.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: