Início > europa, referendo > A falta de referendo

A falta de referendo

Este fim-de-semana Francisco Louçã disse que seria uma falta de carácter do Primeiro-Ministro se não marcasse um referendo sobre a Europa.

Dizer que a frase um exagero verbal é pouco, mas o estilo é conhecido e os destinatários da mensagem se calhar até gostam da mesma.

Pessoalmente prescindo dos referendos. Já votei em 3 e sempre achei que os partidos e os políticos que são eleitos deviam ter assumido as suas responsabilidades, são eleitos para isso. Além disso, não vejo temas que mereçam, para já, serem referendados. Alguém está a pensar numa anexação a Espanha? Entregar a Madeira ao Alberto João Jardim?

Quando se está na oposição dá jeito falar em referendos. Prolonga-se o tempo de discussão sobre um certo assunto, chuta-se para canto e durante umas semanas dispara-se na direcção do governo. Por outro lado, o país já mostrou a sua paixão pelos referendos. São muito bons para discutirmos durante umas semanas, e “eu não concordo e até sou contra, mas vai lá tu votar que hoje não me dá jeito”.

Enquanto a qualidade da nossa democracia não melhorar, dificilmente algum referendo terá sucesso eleitoral.

Desse modo, um referendo europeu não terá melhor sorte do que têm tido as eleições para o Parlamento Europeu. Quando as há, o entusiasmo geral é tanto que alguém mais distraído arrisca-se a nem dar por elas.

Discuta-se o tema do Tratado Europeu abertamente, defina-se uma agenda mediática própria (o Presidente da República teria uma boa oportunidade para dar mais relevo ao cargo), espalhe-se a mensagem pelo país através da sessão públicas e depois os políticos que decidam. Com uma opinião pública mais bem informada, por certo que as decisões que forem tomadas também serão as melhores. Meter um referendo pelo meio da conversa, é aumentar o ruído e abandonar uma discussão aberta e saudável.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: