Início > comunicação social > As notícias que comemos

As notícias que comemos

Cada vez mais me convenço que uma boa parte das notícias que nos chegam às mãos, olhos ou ouvidos são cozinhadas e servidas de acordo com os específicos interesses de quem compra os ingredientes e serve o prato.

 

Não deixa de ser contraditório que, numa época em que existem tantos órgãos de comunicação social, jornalistas e comentadores independentes, a sensação de manipulação de informação seja tão grande.

 

O país é pequeno e todos nos conhecemos. A precariedade no emprego, a concentração de meios e os grandes negócios fazem o resto. Até que ponto interessa viver num pais livre, onde o poder politico seja vigiado e criticado, e os negócios pouco transparentes entre o estado e alguns grupos privados sejam controlados? Aos donos da comunicação social dos tempos que vivemos interessa muito pouco e muito do poder politico agradece.

 

Por isso, havemos de continuar a viver com os noticiários que falam da morte de muita gente anónima, resmas de noticias com o obituário mundial (onde há mais de 2 mortos em simultâneo há notícia), que analisam as crises do Benfica, que se esforçam para convencer-nos que somos todos obesos, com o relato exaustivo de todas as doenças que vão sendo descobertas (mesmo que não hajam doentes), ou grandes manchetes sobre o jet-set português, só porque uma das “tias” partiu uma unha.

 

As notícias da vida politica e do país quase sempre roçam o ridículo, tal é a irrelevância de muitos dos temas falados.

 

Não é certamente por falta de melhores assuntos, mas chutar para canto é, por vezes, a melhor maneira de distrair o público.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: