Início > lei das rendas > A lei das rendas

A lei das rendas

A nova lei das rendas está em vigor há uns meses e já deu para perceber que não veio resolver problema nada. Foi apenas uma mudança virtual, cheia de fórmulas e regras, que à boa maneira lusitana não serviu para nada. 

A falta de uma boa lei das rendas interessa aos bancos, às empresas de construção, às autarquias, aos partidos políticos e a quem paga rendas baixas. Prejudica o país, o ordenamento do território, a mobilidade, as zonas já edificadas e todos aqueles que são obrigados a comprar uma casa por falta de alternativas razoáveis, já para não falar dos proprietários dos imóveis com rendas antigas, que são forçados a receber pouco e a contribuir para a riqueza de muitos. 

Para juntar a tudo isto, os tribunais não funcionam e quem tenha o azar de ter um inquilino que não pague tem de suportar a situação por tempo indeterminado. 

Nos países mais ricos da Europa, a grande maioria das pessoas aluga casas ou apartamentos e muda de casa com frequência, ou porque muda de emprego, a família cresce, os rendimentos alteram-se ou simplesmente porque lhe apetece.  Em Portugal, casamos com os bancos. A nossa mobilidade é reduzida e compra-se muitas vezes uma casa maior a pensar na família que virá ou na rentabilidade que a mesma possa vir a ganhar num futuro próximo, tais são os encargos e as burocracias inerentes à compra de uma nova casa. 

Das duas uma: ou os outros povos e estados são muito burros e ainda não perceberam que comprar é que é bom, ou nós temos um estado que de uma forma subliminar empurra-nos a todos para uma situação que prejudica quem não consegue encontrar alternativas à compra. A situação beneficia claramente um conjunto de instituições que depois gostam de apresentar lucros chorudos ou outras que vivem em grande parte dependentes das receitas obtidas pelas licenças de construção emitidas.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: