Início > ibéria, José Saramago > A Ibéria

A Ibéria

As últimas afirmações de José Saramago sobre a união entre Portugal e Espanha, num país chamado Ibéria, apenas devem merecem algum destaque por serem proferidas por alguém que tem relevância no plano cultural em ambos os países. 

O assunto por si mesmo é totalmente disparatado e o eco que teve mostra a subserviência que quase sempre temos em relação a Espanha. Basta ligar as televisões e ler os jornais para ver que temos uma grande necessidade de falar de Espanha, quando o inverso raramente acontece. 

Espanha é daqueles vizinhos que invejamos porque é maior do que nós e não temos outro ao lado. A Espanha, por sua vez, tem a França ao seu lado…. a fronteira começa nos Pirinéus. Ter como ambição ser igual a Espanha é não conhecer o mundo para lá dos Pirinéus. 

Para as regiões de Espanha, Portugal é visto com respeito e inveja porque fomos os únicos que conseguimos ficar independentes de Castela. 

Na era da Europa unida e da globalização falar em junção a Espanha só pode ser um pensamento de alguém que está distraído, que não se lembrou da história comum e se esqueceu do pensar uns minutos sobre o futuro.  

Tomara para os Castelhanos, que no futuro os galegos, bascos e catalães não lhes fujam!

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: